O quadro de Jesus I

O gadareno, Braulio Barquero (1980-)
Bendize, ó minha alma, ao SENHOR, e não te esqueças de nem um só de seus benefícios. Ele é quem perdoa todas as tuas iniquidades; quem sara todas as tuas enfermidades; quem da cova redime a tua vida. Salmos 103.2

Texto baseado em sermão do rev. Garrison.

Como vamos pintar o quadro de Jesus, o Cristo? Se eu tentasse o faria colorido, mas não importa muito a maneira que pintamos o quadro dele, não importa se usamos lápis cera, tinta óleo ou grafite como fizeram os grandes artistas de todos os séculos. Não importa se tentamos pintá-lo em sermões, como os pastores têm feito domingo após domingo. Não importa se tentamos pintá-lo nas lições da Escola Dominical. Não importa se tentamos pintá-lo nas nossas orações, na nossa devoção, na nossa imaginação ou no nosso amor. Isso porque em cada uma das fases da nossa vida temos que responder essa mesma pergunta: Como vamos pintar o quadro de Jesus, o Cristo?


Olhando para o evangelho de Mateus nós achamos uma resposta. Se olharmos para o evangelho todo veremos que este evangelista usou no seu quadro de Jesus  uma cor predominante e viva. Ele deu a Jesus uma expressão forte e um traço de grande intensidade. Mateus pintou Jesus como sendo aquele que cura. Salvador é aquele que cura. Jesus Cristo é aquele que cura. É surpreendente como essa cor forte que revela a expressão viva da natureza de Cristo tem se desvanecido em nosso tempo. Que perda hein? Justamente agora, quando mais precisamos ser curados, perdemos a visão daquele que pode nos curar. Por quê? Por que temos desconsiderado aquele de quem mais precisamos?

Certamente os evangelhos não são os culpados. Eles estão repletos de histórias de cura. Então, os culpados somos nós, sou eu. Quando eu prego um sermão sobre cura, o faço com medo, porque esse é um filão tão explorado e tão abusado em nossos dias, que acabo achando melhor nem tocar no assunto. Os pastores, os teólogos e os leigos professores da Escola Dominical são culpados, porque se esqueceram de que a palavra Salvador significa aquele que cura. Nós temos nos esquecido de que a palavra Salvador significa aquele torna a unir aquilo que está quebrado, tanto no corpo quanto na mente. Salvação é a cura. Jesus Cristo é o Salvador que cura. Este é quadro pintado por Mateus.

A mulher que tinha hemorragia, quando encontrou-se com Jesus, voltou para casa curada e limpa. O endemoninhado encontrou-se com Jesus e foi libertado da sua divisão mental. Aqueles que estavam quebrados e divididos eram curados, e essa é a verdade, porque o Reino de Deus tem chegado até nós. Não foi essa é resposta que Jesus deu aos fariseus quando eles duvidaram do seu poder de curar? Não foi essa também a resposta que deu aos discípulos de João Batista para ajudá-lo em sua dúvida: Mt 11.4 - Jesus respondeu: - Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo. Digam a ele que os cegos veem, os coxos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos são ressuscitados, e os pobres recebem o evangelho. Felizes são aqueles que não abandonam a sua fé em mim! A natureza do Reino de Deus é curar aquilo que está doente. É salvar fazendo sadio aquilo que está quebrantado.


0 comentários. Faça o seu:

 
Copyright 2012 Amós Boiadeiro. Powered by Blogger
Blogger by Blogger Templates and Images by Wpthemescreator
Personal Blogger Templates